terça-feira, 28 de junho de 2011

MESMO DIANTE DA REPRESSÃO, TRABALHADORES DECIDEM PELA CONTINUIDADE DA GREVE!




"A greve continua, Silval a culpa é sua!", assim gritaram ontem nas ruas do centro de Cuiabá, os (as) trabalhadores (as) da educação em resposta a repressão estatal à greve, iniciada no dia 6 de junho. Por uninamidade, na Assembléia Geral realizada ontem, na E.E. Presidente Médici, todos (as)assumiram o compromisso de que ninguém volta às salas de aula, enquanto não forem ao menos atendidas parcialmente as reivindicações da greve, pois até o presente momento, o Governo do Estado tem se mostrado irredutível para negociações, e no lugar de conversar com trabalhadores, tem ido à mídia aberta coagir profissionais (ameaça de demissão), propagar mentiras (por exemplo, que não tem 'dinheiro em caixa') e, paralelamente, impor o status de "ilegal" à greve.

Atualmente 70 % das escolas no estado inteiro estão paralizadas e uma das propostas aprovadas na Assembléia é de que as mobilizações se intensifiquem para que aquelas escolas que voltaram, também paralizem e se somem à luta, pois este é o momento decisivo da Greve, que exige coesão total da categoria - furo de greve enfraquece a todos.

Nesse sentido, além da continuidade na paralização das aulas, outras atividades foram aprovadas: (1) intensificação na participação do Acampamento que está montado na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal) e (2) Ato Público na quinta-feira a partir das 14:00h - o local ainda não foi definido, mas será divulgado nos próximos dias no acampamento.

Sobre a multa ao sindicato e as consequências do 'status de ilegalidade' aos trabalhadores, uma posição foi tomada: recorrer até a última instância do judiciário para reverter a liminar - esforço que já está sendo realizado desde que o sindicato foi notificado. De acordo com lideranças sindicais, NUNCA o motivo de "ilegalidade" provocou o fim de uma greve e não vai ser agora.

Ontem ainda, durante a Assembléia, vários setores da sociedade - partidos eleitoreiros, organizações autônomias, enidades, entre outras -, manifestaram apoio à causa dos trabalhadores, como representantes do Grémio Estudantil da E.E. Liceu cuiabano, na fala do estudante Victor, que disse que tinha vergonha dos professores de sua escola, que furando a greve na volta às salas de aulas contrariando a decisão da Assembléia da categoria, enfraquecem o processo democrático.

Ao término da Assembléia, trabalhadores da educação, marcharam para o Centro de Cuiabá e gritaram e em alto e bom som que a "Greve continua" e a população APLAUDIU de pé a coragem e determinação do movimento, pois todos (as) estão saturados de promessas, sempre para um futuro distante, de pouca ação e muita demagogia!

* Relatório escrito pelo Prof. Me. Bruno P. Rodrigues

12 comentários:

  1. É PATÉTICA A FORMA QUE A REDE GLOBO FAVORECE AOS PROFESSORES FURÕES (TRAIDORES) NAS SUAS MATÉRIAS. HOJE EU VI UMA MATÉRIA EM QUE UMA PROFESSORA JUSTIFICAVA O SEU FURO DIZENDO QUE N IRIA PARAR POR SOMENTE 60 REAIS. NÃO PARA POR 60 E NAO IRIA PARAR SE FOSSE 1000, PORQUE É O TIPO DE PESSOA Q FICA ESPERANDO ALGUMA PROVIDENCIA DIVINA. SIMPLESMENTE REPUGNANTE ESSE MENTALIDADE DE "ESCRAVO SATISFEITO".

    ResponderExcluir
  2. É! Resignação é algo repugnante... Devemos todos lembrar que a greve é legal porque as reivindicações são legítimas. Devemos brigar por nossos direitos. Ora, numa prestação de contas de qualquer instituição não pode ficar de fora nenhum 1 centavo de real. Devemos lembrar ainda que a questão principal não é salarial e sim a PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO em MT e em todo o país. Sendo o montante salarial apenas parte do problema.

    ResponderExcluir
  3. Parece que a repressão do governo, no tocante ao corte de ponto dos trabalhadores da educação, não será tão simples como parece. Se estes tiverem seus pontos cortados, não serão obrigados a repor essas aulas, e dessa maneira o ano letivo simplesmente ficará incompleto. Esse argumento foi utilizado por um dirigente do Sintep no Facebook da entidade. E agora Silval, negociação ou ano letivo comprometido?

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, pelo estatuto do servidor, se não estou enganado 30 dias fora do trabalho sem justificativa dá exoneração. dá uma olhada no estatuto.

    ResponderExcluir
  5. Muita luta, muito suor, e o que vemos? Mais e mais hipocrisia na mídia e na boca dos políticos. Força Professores, vossa vitória não será por acidente.

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente é verdade que 30 dias fora do trabalho seja motivo para a exoneração do servidor público. Mas assim como o sindicato jamais pagou um único centavo em multas por greves anteriores, conheço professores que já foram "demitidos" por sua opção a favor da educação pública, gratuita e de qualidade em greves passadas, mas que continuam firmes e fortes em seus cargos. Os latidos raivos do governo não assustam todos os professores...na verdade, somente a minoria da classe.

    ResponderExcluir
  7. no dia 29/06 (amanhã) vai ter aula???
    eu qqro saber , pois se for ter eu vou
    se nao for ter aula eu vo durmi kkkkkkkk'
    espero q possam me responder ^^

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=alnAN-PsNQ0&feature=player_embedded
    Pessoal me enviaram este vídeo achei muito estimulante para nós professores.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu apoio essa greve sim! mas por uma educação melhor. E tbm pq os professores devem ser mais valorizados pois sem eles esse Brasil não vai para frente, nós Crianças e Adolescentes somos o futuro desse País e os Professores ajudam a construir esse futuro, mas acho que essa greve tem um lado ruim. Pq está me prejudicando e á outros estudantes tbm, pois muitos outros alunos estão tendo aula normal e nós que estamos de greve estamos ficando atrasados de mais, por exemplo(vou fazer ENEM esse ano, mas estou insegura pois preciso dos estudos para conseguir uma nota boa)
    E tambem sei que vamos ter que Repor as aulas perdidas, e nisso vamos ter q estudar nos sábados e ficar um poucos mais em Dezembro, e em dezembro tem aluno que vai ter q viajar, por exemplo EU, vou viajar para visitar parentes q não vejo á mto tempo, mas sei q vou ter q repor aula no fim do ano tbm e já vai fazer 4 semanas q ta sem aula. Pesso q vejam esse lado tambem desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
  10. olha essa:
    A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.

    O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário.

    ResponderExcluir
  11. Olá anônima, tenho visto alguns pedidos de estudantes a professores da escola Raimundo, que voltem, porque estes devem ter férias e vão fazer o ENEM. Acho justa as suas preocupações, mas veja bem o que você está pedindo: que estes TRAIAM a sua categoria. Sim, porque a categoria toda decidiu manter a greve (em assembléia) e não foi porque não querem trabalhar, mas porque não tem outro jeito de garantir as reivindicações - essenciais para uma educação de qualidade - se não for com a greve (se existe outra maneira eficaz, me fale!). Se o Governo do estado tivesse tão preocupado com o Calendário escolar, já teria sentado há muito tempo com os professores, mas até agora só tem fugido dessa conversa. Todos (as) queremos voltar às aulas, professores (as) e alunos (as), mas do jeito que está é impossível.

    Finalizando, vamos canalizar nossa indignação e fazer uma campanha com o slogan no twitter e facebook "#aceitaSilval" pra dar maior visibilidade ao verdadeiro problema e conseguir mais adesão? Vamos marchar todos (as) nas ruas e exigir que o Governador do Estado converse com estes 450 mil estudantes que estão sem sala de aula e estes 30 mil professores grevistas?

    A greve, ao contrário do que coloca a Mídia coorporativa, que só atrapalha... é um momento ímpar para discussão do tipo de "educação que queremos".

    Bom, acho que seria isso. Vamos somar à luta também!


    Ass: Bruno Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Letícia Torres Nogueira30 de junho de 2011 às 17:51

    Sim Professor Bruno, eu apoio sim essa greve só que gostaria muito que voltassem as aulas,eu estudo lá no Raimundo e muitos amigos e amigas minha reclamam para mim que estão muito preocupados de essa greve durar 1 mês, pois já faz 4 semanas q estamos de greve.. Mas estava lendo jornal(Folha do Estado) e falava sobre a greve e estou com muita raiva do Governador, Silval Barbosa, pois é muita falta de CONSIDERAÇÃO e falta de CARATER não atender o pedido dos trabalhadores da educação, mas APOIO SIM essa greve. Por uma educação melhor e uma estrutura melhor, pois a escola Raimundo Pinheiro precisa de reformas URGENTE!

    ResponderExcluir