domingo, 26 de junho de 2011

"Por uma greve combativa, fazendo frente ao governo do latifúndio" (Autonomia e Luta N° 06).



Chega de sermos destratados. De sermos ignorados. Este é o momento de canalizar as nossas energias para greve . Greve que para nós não rima com a passividade dos dirigentes do sindicato, nem mesmo com a calmaria com que o governador Silval Barbosa e a SEDUC encaram o nosso movimento. Este é o momento de potencializar a greve agitando as nossas demandas e não aceitando as migalhas que caem da mesa farta deste governo omisso em relação aos trabalhadores.

Estamos a mais de 10 dias em greve e observamos o mesmo descaso com o qual os governos e a secretaria sempre trataram e tratam a educação. Nesses dias, pudemos assistir a uma chuva de falas na televisão desautorizando nosso movimento, ludibriando a sociedade com acusações contra os trabalhadores, enfim uma gama de engodos e distorções... Reuniões com as direções das escolas com ameaças infundadas, mas não retrocedemos, o movimento segue forte até a vitória.

A greve ganhou adesão praticamente de todos os municípios do Estado de Mato Grosso, como há muito tempo não se via, além de estar acontecendo em vários Estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Ceará... Trabalhadores da Educação, de norte a sul do país, gritam “Já BASTA!” às condições precárias e desumanas em que estão submetidos diariamente: falta de infra-estrutura, salário de miséria e longas jornadas de trabalho.

Enquanto os representantes do poder público afirmam, mentirosamente, que não existem recursos financeiros disponíveis, nem planejamento orçamentário, para o atendimento das reivindicações (básicas) da categoria, vemos os mesmos aumentarem o próprio salário descaradamente para 26,7 mil e proclamarem ao restante do Brasil o crescimento estadual de MT, que ultrapassa até a média nacional. A pergunta aqui não poderia ser outra: para onde está indo esta riqueza?

Por outra via, não são poucas as críticas quanto à maneira como esta Greve tem sido conduzida: negociações e proposições centralizadas na direção do SINTEP-MT e a grande maioria dos trabalhadores da Educação sem informações nem calendários de luta. Sequer, foi formado um Comando de Greve, ficando a mesma personificada na direção da entidade. As notícias muitas vezes nos chegam por fontes pouco confiáveis como a televisão aberta. A direção não vem encaminhando os outros pontos de pauta...
Chega de Trabalho Escravo! Nestes dias de mobilização a base dos Trabalhadores da Educação deixou claro que o que legitima esta Greve não é somente a questão salarial, embora esta também seja importante. Não podemos mais admitir situações escandalosas como o não-pagamento da hora-atividade de profissionais que fazem o mesmo trabalho que efetivos e não recebem pelo mesmo. Outra distorção são os trabalhadores de nível fundamental que recebem menos que um salário mínimo por 30 horas de trabalho sem praticamente ter um plano de carreira e salário. Exigimos que a direção do sintep não se omita e encaminhe a reivindicação desses pontos.

Não podemos aceitar de modo algum os abusos do governo e a falta de respeito para conosco. Estamos em luta e merecemos ser respondidos. Isso por si só já nos assegura um mínimo de dignidade.

Por tudo isso, conclamamos os(as) trabalhadores(as) da educação a se unirem mais e mais, mobilizando e fortalecendo nosso movimento grevista. É o momento de intensificarmos as nossas ações com atos de rua... e não deixarmos a greve na mão apenas da direção do Sintep. Divulgando nosso movimento e envolvendo a sociedade, exigindo do governo o atendimento das nossas pautas, pois elas são justas e imprescindíveis.


É NA LUTA QUE ARRANCAREMOS A NOSSA VITÓRIA!
O NOSSO MOVIMENTO CRESCE E SE FORTALECE NA RUA! AVANÇAR EM NOVAS CONQUISTAS! NEM UM PASSO ATRÁS!

Venha somar ao Autonomia e Luta.
autonomiaelutamt@gmail.com



Obs. Autonomia e Luta é um boletim produzido por trabalhadores da educação de Mato Grosso inconformados com a precarização da educação e descontentes com o
imobilismo da direção sindical (SINTEP).

Fonte: BLOG DO AUTONOMIA E LUTA (clique no link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário